Geronimo Theml

Folha de S.Paulo – Priorizar tarefas e dividir semana em blocos economizam tempo no trabalho

Por: Assessoria de Imprensa

Por ANNA RANGEL, do jornal Folha de S.Paulo

Para produzir mais e gastar menos tempo no trabalho, a receita é simples: planejar o dia, priorizar tarefas e manter a agenda atualizada.

Mas, se falar é fácil, por que é tão difícil manter a disciplina na prática? Segundo Luiz Carlos Queirós Cabrera, especialista em RH e professor da FGV (Fundação Getulio Vargas), poupar energia é um instinto do ser humano.

“Ninguém usa mais do que 70% do seu potencial no trabalho, porque se distrai quando tem algum tempo a mais.”

De acordo com Cabrera, para aproveitar bem os outros 30%, é preciso respeitar uma equação: esforço concentrado significa menos horas de trabalho e menos recursos desperdiçados.

O especialista em produtividade Geronimo Theml, autor de “Produtividade para Quem Quer Tempo” (editora Gente, R$ 20,60, 160 págs.), diz que alta performance não vem de trabalhar mais horas, mas de criar mecanismos que deem disposição para vencer a lista de afazeres.

“Não adianta separar o ‘eu’ profissional do pessoal”, afirma Theml. “Quem não tem equilíbrio entre ambos não terá energia para produzir.”

Vale encaixar atividades físicas diárias e sair com amigos durante a semana, diz o especialista em produtividade Christian Barbosa.

“Quatro horas de lazer espalhadas pelos cinco dias úteis são suficientes”, diz.

Para que a bateria não acabe tão rápido, Theml sugere dividir as atividades em tarefas de produção e de ocupação (leia no quadro abaixo). As primeiras, estratégicas, devem ser priorizadas.

“Outra coisa que ajuda é planejar o dia na noite anterior e organizar a semana em ‘blocos’, concentrando reuniões, por exemplo, em um dia só”, afirma.

Roberto Camanho, líder do laboratório de produtividade da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), lembra que manter a produção sempre alta é inviável.

“O profissional deve ter consciência de que todos temos oscilações no trabalho, e não há por que se preocupar quando um dia é menos proveitoso”, diz.

 

Reportagem publicada originalmente no jornal Folha de S.Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/carreiras/2017/03/1863557-priorizar-tarefas-e-dividir-semana-em-blocos-economizam-tempo-no-trabalho.shtml

 

 

Entre em contato
Treinamentos Academia da Produtividade Profissão Coach Ferramentas de Coach
Ipad

Coloque seu e-mail ao lado para receber gratuitamente um PDF com os 10 Livros que mais fizeram diferença na vida do Geronimo.

Baixe o PDF com os 10 Livros que Mais Impactaram a Vida do Geronimo